terça-feira, 29 de maio de 2012

Metas do Milênio




Em 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas) ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio (ODM) que no Brasil são chamados de 
8 Jeitos de Mudar o Mundo, que devem ser atingidos por todos os países até 2015.



1 - Erradicar a extrema pobreza e fome : O objetivo global de até 21% de pobreza é um dos mais propensos a ser ultrapassado.


2 - Atingir o ensino básico universal : todas as crianças, de ambos os sexos, tenham recebido educação de qualidade e concluído o ensino básico.


3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres : Eliminar a disparidade entre os sexos no ensino em todos os níveis.


4 - Reduzir a mortalidade infantil : Reduzir em dois terços, até 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos.


5 - Melhorar a saúde materna :  Reduzir em três quartos, a taxa de mortalidade materna. Deter o crescimento da mortalidade por câncer de mama e de colo de útero.


6 - Combater o HIV, a Malária e outras doenças : Deter a propagação do HIV/Aids e garantido o acesso universal ao tratamento. Deter a incidência da malária, da tuberculose e eliminar a hanseníase.


7 - Garantir a sustentabilidade ambiental : Promover o desenvolvimento sustentável, reduzir a perda de diversidade biológica e reduzir pela metade, a proporção da população sem acesso a água potável e esgotamento sanitário.


8 - Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento : Avançar no desenvolvimento de um sistema comercial e financeiro não discriminatório. Tratar globalmente o problema da dívida dos países em desenvolvimento. Formular e executar estratégias que ofereçam aos jovens um trabalho digno e produtivo. Tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, em especial de informação e de comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário