terça-feira, 11 de setembro de 2012

Valorização do Idoso

A humanidade é deturpadora da percepção de que todas as gerações, crianças, jovens, adultos e idosos, possuem sua importância, prendendo-se ao presente renegando os valores e as experiências passadas, focando no individualismo do ser e no bem-estar próprio. Aliada a esse pensamento diminuto, está a atitude mesquinha de desvalorização, principalmente, da terceira idade.

Reconhecer a efemeridade da vida nos faz entrever que, em um futuro bem próximo, estaremos vivenciando o mesmo cotidiano que um idoso e necessitaremos, assim como ele, do respeito da sociedade, que de maneira preconceituosa tacha essa fase da vida de improdutiva, inútil, que só traz prejuízo.


Sendo assim, um pouco de altruísmo da coletividade e compreensão não seria exigir demais e nem a asseguração do direito à vida, à dignidade, ao trabalho, à diversão, ao esporte, à cidadania seria um privilegiamento individual, afinal, isso é apenas o cumprimento do que a Constituição dos Direitos Humanos garante.
Porém, a precariedade da saúde pública, a falta de condições para o lazer, a carência na infraestrutura dos ambientes públicos, a própria segregação social, a vulnerabilidade da previdência desvirtuam a garantia desses direitos obrigatórios, principalmente dos idosos. Isso é preocupante, pois a população brasileira idosa está aumentando cada vez mais, segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não havendo, assim, suporte suficiente para suprir as necessidades básicas da terceira idade.
Portanto, a sociedade deveria "abraçar" a velhice, abdicando de seus preconceitos e admitindo o real valor da maturidade. O desenvolvimento humano deve ser acompanhado sempre de uma evolução mental, caminhando concomitantemente. Investimentos também deveriam ser feitos, como reforma na previdência, aplicação de capitais no sistema de saúde e na infraestrutura das cidades, para deferir toda a população idosa e não comprometer a efetivação e o prolongamento do seu direito à vida .

Nenhum comentário:

Postar um comentário